O que fazer na aposentadoria

As pessoas extrovertidas podem se tornar guias de turismo em certas cidades. Embora ninguém se torne rico como um guia, alguns aposentados podem passar um bom tempo e ganhar dinheiro, sentindo-se entusiasmados com a sua vida.

Outra maneira de fugir de tudo é ir acampar nos arredores de Lima, por exemplo. Existem muitos lugares (casas de campo, clubes, etc.) que oferecem experiências básicas de campismo, passeios de barco e fogueiras, outros em certas atividades, como degustação de vinhos, observação de pássaros ou artes.

Pessoas que vivem perto de locais históricos e outros locais 2018 de interesse podem ser voluntários como guias turísticos, uma oportunidade de aprender, ensinar e passar o tempo em lugares bonitos e significativos.

De volta à música

A aposentadoria pode trazer à luz coisas que foram aliviadas há anos, porque você nunca teve tempo de se concentrar nelas. Que tal tocar violão ou piano?

INSS

Mesmo as pessoas com deficiência ou doenças podem escrever. Escrever as memórias de uma vida notável (ou mesmo comum) pode ser catártico para um escritor e revelar para aqueles que a lêem.

Redescobre a arte

Os aposentados também podem reviver seu amor pela arte, retornando ao desenho ou à pintura. Não é preciso muito material para começar. E quase todas as faculdades ou municípios da comunidade têm algum tipo de aulas de arte e muitas vezes têm uma isenção de propinas para que os idosos baixem o custo dessas classes.

Mesmo uma câmera básica é boa para fotógrafos novatos, e onde os clubes fotográficos e câmeras também podem ser o ponto de partida, oferecendo acompanhamento, orientação e um lugar para exibir trabalho.

Tecido, costura, bordados e acolchoados é uma forma de abordar os círculos sociais. Vá para bibliotecas que podem oferecer aulas e um lugar para compartilhar padrões, experiências e habilidades.