Para que serve a Sertralina? Saiba Todas as Informações aqui!

A sertralina é usada para tratar depressão, ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade social (fobia social) e uma forma grave de síndrome pré-menstrual (transtorno disfórico pré-menstrual).

Esta medicação pode melhorar seu humor, sono, apetite e nível de energia e pode ajudar a restaurar seu interesse na vida diária. Pode diminuir o medo, ansiedade, pensamentos indesejados e o número de ataques de pânico.

Sertralina

Também pode reduzir o desejo de executar tarefas repetidas (compulsões como lavagem das mãos, contagem e verificação) que interferem na vida diária. A sertralina é conhecida como inibidor seletivo da receptação da serotonina. Isso funciona ajudando a restaurar o equilíbrio de uma determinada substância natural (serotonina) no cérebro.

Como usar Sertralina

Tome a Sertralina por via oral, conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma vez por dia, pela manhã ou pela noite. A versão comprimido deste medicamento pode ser tomada com ou sem alimentos. A versão em cápsulas é geralmente tomada com comida após o café da manhã ou após a refeição da noite.

Se você está tomando este medicamento para problemas pré-menstrual, seu médico pode orientá-la a tomar este medicamento todos os dias do mês ou apenas as 2 semanas antes do período da menstruação.

A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento. Para reduzir o risco de efeitos colaterais, o seu médico pode orientá-lo a iniciar este medicamento com uma dose baixa e aumentar gradualmente a sua dose. Siga as instruções do seu médico com atenção. Tome este medicamento regularmente para tirar o máximo proveito disso. Para ajudá-lo a lembrar, tome o medicamento sempre no mesmo horário todos os dias.

É importante continuar a tomar este medicamento como prescrito, mesmo que já tenham desaparecidos os sintomas. Não pare de tomar este medicamento sem consultar o seu médico. Algumas condições podem piorar quando esta droga é de repente interrompida. Além disso, você pode sentir sintomas como mudanças de humor, dor de cabeça, cansaço, mudanças no sono e sentimentos breves semelhantes aos choques elétricos. Sua dose pode ser gradualmente diminuída para reduzir os efeitos colaterais.

Sertralina Emagrece

Efeitos colaterais

Podem ocorrer náuseas, tonturas, sonolência, boca seca, perda de apetite, aumento da sudação, diarreia, dor de estômago ou problemas para dormir. Se algum desses efeitos persistir ou piorar, informe o seu médico ou farmacêutico prontamente.

Lembre-se de que seu médico prescreveu este medicamento porque ele ou ela julgou que o benefício para você é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.

Informe imediatamente seu médico se algum desses efeitos secundários improváveis, mas graves ocorrem: hemorragias, menor interesse no sexo, diminuição da capacidade sexual (atraso na ejaculação), caibras musculares, fraqueza, tremores, perda de peso incomum.

Este medicamento pode aumentar a serotonina e raramente causa uma condição muito grave chamada síndrome de serotonina. O risco aumenta se você também estiver tomando outros medicamentos que aumentam a serotonina, então informe ao seu médico de todos os medicamentos que você toma.

Procure assistência médica imediatamente se você desenvolver alguns dos seguintes sintomas: batimentos cardíacos rápidos, alucinações, perda de coordenação, tonturas severas, náuseas, vômitos severos, diarreia, músculos espasmos, febre inexplicada, agitação incomum.

Cuidados ao tomar Sertralina

Antes de tomar sertralina, informe o seu médico ou farmacêutico se for alérgico a ele ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes ativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Informe ao seu médico também sobre o seu histórico médico, especialmente sobre: ​​história pessoal ou familiar de transtorno bipolar, maníaco-depressivo, problemas de sangramento, doença hepática, transtorno de convulsões, doença da tireoide, história pessoal ou familiar de glaucoma.

Este remédio pode deixá-lo tonto ou sonolento. Não conduza, use máquinas ou faça qualquer atividade que requer alerta até ter certeza de que pode executar essas atividades com segurança. Evite bebidas alcoólicas.

Os adultos mais velhos podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais desta droga, principalmente sangramento ou perda de coordenação.

As crianças podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais da droga, especialmente perda de apetite e perda de peso. Monitorize o peso e a altura em crianças que estão tomando este medicamento.

Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando necessário. Além disso, os bebês nascidos de mães que usaram essa droga durante os últimos 3 meses de gravidez podem raramente desenvolver sintomas de abstinência, tais como dificuldades de alimentação, respiração, convulsões, rigidez muscular ou choro constante. Se você notar algum desses sintomas em seu recém-nascido, informe ao médico prontamente.

Sertralina Emagrece?

Há muita procura para saber se a sertralina emagrece, porque este medicamento é um antidepressivo e atua diretamente no cérebro. Segundo estudos a sertralina não emagrece, não nenhuma indicação pelos fabricantes que justifiquem o seu uso para emagrecimento.

A única hipótese para associar a sertralina ao processo de emagrecimento é porque ela diminui a ansiedade, sendo assim inibe a compulsão alimentar provocada muitas vezes pelo transtorno da ansiedade, consequentemente ocorre o emagrecimento. Porém este não é o objetivo do medicamento.

Como usar Sertralina

Dose habitual para adultos para a depressão:

  • Dose inicial: 50 mg por via oral uma vez por dia
  • Dose de manutenção: 50 a 200 mg por via oral, uma vez por dia

Dose ajustes podem ser feitos em intervalos de pelo menos uma semana.
O Transtorno compulsivo compulsivo (TOC) e os episódios agudos de transtorno depressivo maior (MDD) exigem vários meses de terapia farmacológica sustentada.

Dose usual para adultos para transtorno obsessivo compulsivo:

  • Dose inicial: 50 mg por via oral uma vez por dia
  • Dose de manutenção: 50 a 200 mg por via oral, uma vez por dia

Dose habitual para transtorno de estresse pós-traumático:

  • Dose inicial: 25 mg por via oral uma vez por dia
  • Dose de manutenção: de 50 a 200 mg por via oral, uma vez por dia

Dose habitual para adultos com transtorno de ansiedade social:

  • Dose inicial: 25 mg por via oral uma vez por dia
  • Dose de manutenção: de 50 a 200 mg por via oral, uma vez por dia

Dose habitual para adultos com transtorno disfórico pré-menstrual:

  • Regime contínuo: Dose inicial: 50 mg por via oral uma vez ao dia durante o ciclo menstrual
  • Dose de manutenção: 50 a 150 mg por via oral, uma vez por dia durante o ciclo menstrual
  • Regime cíclico: Dose inicial: 50 mg por via oral, uma vez ao dia, a partir de 14 dias antes do início antecipado da menstruação até o primeiro dia completo de menstruação e repetida com cada novo ciclo
  • Dose de manutenção: 50 a 100 mg por via oral, uma vez por dia

A dose pode ser aumentada em incrementos de 50 mg por ciclo menstrual, aumentada no início de cada novo ciclo. Os ajustes de dosagem também podem incluir mudanças entre os regimes.
Se uma dose de 100 mg uma vez por dia tiver sido estabelecida com o regime cíclico, deve ser utilizado 50 mg por dia durante três dias no início de cada período (fase lútea do ciclo menstrual).
A eficácia da sertralina por mais de três meses não foi sistematicamente avaliada em ensaios controlados.